Todos os dias Deus quer nos surpreender, quer nos contar seus segredos e agir em todas as áreas de nossas vidas. Tenho andado com Ele e experimentado da Vida que Ele me comprou... Venha comigo desfrutar do Amor de Deus a cada manhã!

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Uma fé sem amor, está morta!

 



Uma Fé em Ação!

 

Hoje iniciamos, eu e um grupo de amigas um período de 21 dias de busca pelo novo de Deus a cada manhã, foi assim que decidi chamar =)!

 

Eu tinha uma ideia do que iria escrever hoje, mas, minha amiga fez uma pergunta sobre o texto de Tiago 2:14-26, e eu não parei de pensa nisso o dia inteiro, por isso, esse foi o meu primeiro devocional dos próximos 21 dias! Vamos?

 

O texto deste capítulo soa como uma repreensão, parece que Tiago está indignado com a forma como as pessoas declaram ter fé:

 

De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo?


Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: "Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se", sem porém lhe dar nada, de que adianta isso?

 

Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.

 

Mas alguém dirá: "Você tem fé; eu tenho obras". Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras.

 

Você crê que existe um só Deus? Muito bem!

Até mesmo os demônios crêem — e tremem!

 

Insensato! Quer certificar-se de que a fé sem obras é inútil?

Não foi Abraão, nosso antepassado, justificado por obras, quando ofereceu seu filho Isaque sobre o altar?

 

Você pode ver que tanto a fé como as suas obras estavam atuando juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras.

 

Cumpriu-se assim a Escritura que diz: "Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça", e ele foi chamado amigo de Deus.


Vejam que uma pessoa é justificada por obras, e não apenas pela fé.


Caso semelhante é o de Raabe, a prostituta: não foi ela justificada pelas obras, quando acolheu os espias e os fez sair por outro caminho?


Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta.

Tiago 2:14-26

 

 

Ao ler o texto hoje, mais cedo, três coisas me chamaram atenção:

 

Primeiro, Tiago faz uma crítica aos que se dizem cheios de fé mas negligenciam a empatia e a caridade para com os mais necessitados. Isso me fez pensar que uma das obras da fé é justamente a demonstração do amor de Jesus pelos mais fracos.

 

O próprio Jesus, em Mateus 25, ao falar sobre o reino dos céus, diz que quando fazemos algo pelos necessitados é como se fizéssemos a Ele mesmo.

 

Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. - Mateus 25:40

 

Isso também me fez pensar no Texto de 1º Coríntios 13:

 

E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. - 1 Coríntios 13:3

 

E volto a pergunta de Tiago... de que adianta isso?

De que adianta uma fé sem a obra da compaixão, ou, de que adianta a fé que faz caridade, mas não tem o amor?

 

Essa reflexão me trouxe a certeza de que, a fé que agrada a Deus, é uma fé em ação, e, a ação da fé é o amor!

 

A segunda coisa que me chamou atenção ao texto de Tiago foi quando ele afirma que a fé deve ser demonstrada por meio das obras (eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras- verso 18). Pra mim isso fala de ser um testemunho de fé, e não apenas palavrar. A nossa fé precisa ser conhecida pelas pessoas a nossa volta por aquilo que fazemos em nome de Jesus, e não apenas por palavras bem declaradas ou canções bem cantadas.

 

Em tempos tão adversos como os de hoje, é preciso fé para avançar, e eu oro para que a nossa fé seja ativa, viva, em movimento e ação. Que sejamos as cartas vivas citadas por Paulo:

 

Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração. - 2 Coríntios 3:3

 

A terceira coisa que me prendeu a esse texto de Tiago foram os exemplos de testemunhos que ele usou para elucidar o que quis dizer quando afirmou que a fé sem obras é morta. Ele cita Abraão que, ao crer (fé) obedeceu, entregou seu filho (Genesis 22), e cita também Raabe que, ao crer (fé), protegeu os espias  (Josué 2).

 

Estes exemplos de Tiago me levaram imediatamente para Hebreus 11, que nos dá a definição de fé e uma relação, ainda maior, de outros exemplos de Heróis da fé, homens e mulheres que deram um testemunho de fé em ação... Pela fé agiram, amaram, adoraram, venceram e até morreram.

 

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. - Hebreus 11:1


Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões,
Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos. - Hebreus 11:33-34

 

Fiquei presa nesses exemplos, sabe porque? Talvez, ao pensar em obras, você tenha aprendido que obras são apenas caridade (que falamos mais acima) ou que obras são as funções, cargos e serviço nas igrejas... talvez você pense também que obras seja o exercício dos seus dons... isso seria “fazer a obra”, e é desse tipo de “obra” que Tiago está a falar? Penso que não.

 

Se nos atentarmos aos exemplos que Tiago cita, e aos citados em Hebreus 11, vamos ver que os testemunhos citados nada tem a ver com o que pensamos ser “obras” hoje em dia... Estes dois capítulos nos mostram que a Obra da Fé está muito mais relacionada com a forma como respondemos ao chamamento de Deus... Pela Fé, obedeceram, se disponibilizaram, creram contra a esperança, transmitiram o que aprenderam para gerações futuras, ficaram firmes até ver as promessas se cumprirem, derrubaram muralhas, venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, atravessaram fornalhas de fogo, atravessaram mar a seco, derrubaram gigantes, e tantas outras conquistas!

 

Isso tudo, reforça em meu coração que quando Tiago afirma

“A fé sem obras está morta”, ele quer dizer:

A fé sem amor, está morta!

A fé sem testemunhos está morta!

A fé sem uma resposta a Deus, está morta!

 

Cada passo que você dá em direção ao chamamento de Deus é ação, cada testemunho (de livramento, cura, provisão, salvação) é ação... assim a fé vai sendo aperfeiçoada pelas obrasEntão poderemos dizer “eu posso demonstrar minha fé pelas obras”.

 

Que tenhamos um coração atento, sensível e disponível, ao chamado de Deus para esta fé viva, ativa, que expressa o amor, a verdade e a esperança!

Eu quero romper em fé, uma fé viva! E você?

 

Com amor,

Mari 

Nenhum comentário: