Todos os dias Deus quer nos surpreender, quer nos contar seus segredos e agir em todas as áreas de nossas vidas. Tenho andado com Ele e experimentado da Vida que Ele me comprou... Venha comigo desfrutar do Amor de Deus a cada manhã!

domingo, 12 de maio de 2019

A graça de superar um desafio 'autoproposto'

Qual é o cristão que não deseja viver experiências que o desafie a fortalecer a fé, a romper os limites do que é natural para caminhar no sobrenatural de Deus?

Vejo dois caminhos para isso. Um é responder ao chamamento de Deus para uma vida com propósitos, alinhada ao seu amor, reino (paz, justiça e alegria) e graça. Esse caminho, por si só, propõe desafios que forjam nosso caráter, transformam a nossa alma e vivifica nosso espírito.

Outro caminho, que só é possível após e entrar pelo primeiro, é o que chamei de 'autodesafio', quando eu próprio proponho o desafio que irá romper os limites da minha fé!

Algumas personagens bíblicas me inspiraram a refletir sobre esse segundo caminho. Hoje especificamente estava a pensar no exemplo de Pedro ao andar sobre as águas!

Mateus 14:28-31
28. Respondeu-lhe Pedro: Senhor! se és tu, manda-me ir ter contigo sobre as águas.
29. Disse-lhe ele: Vem.
Pedro, descendo do barco, e andando sobre as águas, foi ao encontro de Jesus.

Foi o próprio Pedro quem teve a brilhante ideia de sair do barco e ter com Jesus a andar sobre as águas.

A experiência de Pedro nos ensina que viver o sobrenatural a partir de um desafio 'autoproposto' depende de duas fortes variáveis: 1) a palavra de ordem liberada, pois é a sua palavra que move o sobrenatural, ou seja, faz o milagre acontecer, e por isso Pedro pediu a Jesus que o chamasse; e 2) a direção tem que ser Jesus, Pedro sai do barco para caminhar com uma direção certa, ir ter com Jesus!

E Jesus disse sim, venha. A palavra deu a Pedro a ousadia para se mover no sobrenatural. E a direção, deu-lhe uma medida de confiança necessária para perceber que, se algo desse errado, poderia clamar por Jesus que estaria ali para ajudá-lo!

30. Mas, sentindo o vento, teve medo; e, começando a submergir, clamou: Senhor, salva-me!

Ele caminhou no sobrenatural, na direção de Jesus, até que deu atenção aos fatores externos (ventos) e aos fatores internos (medo), esqueceu-se por um momento da ousadia, e por isso voltou ao nível natural (afundou). Mas, os passos Pedro deu no sobrenatural até aquele momento já tinham fortalecido a sua fé e, apesar de estar a submergir, continuava na direção proposta, por isso manteve a confiança de que Jesus não o deixaria perecer e clamou!

31. Imediatamente estendeu Jesus a mão, segurou-o (...)

Tenho aprendido, também por experiência própria, que é impossível prever e mitigar todos os riscos de um desafio autoproposto, mas sempre será possível superar se tivermos uma direção certa (Jesus) a  palavra de Deus como fonte de força e esperança!

Hoje estou em Portugal, e esse foi um desafio que eu propus a Deus. Foi eu que pedi, "Mestre, manda eu ir ter contigo!" e Ele disse "sim". Eu sabia que não seria fácil, mas também tinha a certeza de que Ele estaria comigo em cada passo. Verdade é que a quando percebi minhas emoções crescerem como um mar agitado (saudade de casa, solidão, um pouco de frustração por não ver  as coisas correrem como imaginava) eu tive medo. Tive medo muitas vezes nesse meses e afundei, mas todas as vezes o Espírito Santo lembrava- me daquilo que me dá esperança, e eu sabia a quem chamar! Ele vem todas as vezes, com seu braço forte pra me erguer outra vez e me por a caminhar sobre as águas até alcançar o alvo!

Quero lembrar-te que, no meio do desafio autoproposto vai haver confusão, agitação, angústia e medo, mas também vai haver provisão, consolo, força e coragem!

Na caminhada cristã vamos amadurecer a cada desafio superado, e esse aperfeiçoamento depende de como vamos perceber e absorver as consequências de casa passo. Portanto, lembra-te da direção que se propos a seguir e da palavra que te motiva a perseverar, clame, levanta-te e continue, você vai viver em sobrenatural!

Com amor Mari :)

3 comentários:

Unknown disse...

Você é um referencial tão grande. Uma mulher tão forte apesar de se pegar em frawuezas, elas nunca mudara meus conceitos ao teu respeito. Obrigada Deus pela vida dessa Mulher ❤😘
Edificada por essa palavra.

disse...

Boa tarde Mari.Obrigada pelas explicações tão belas da palavra.

disse...

Estou indo também,para Portugal e estou com a palavra do Nosso Deus que diz: certamente que a bondade e misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida e habitarei na casa do Senhor por toda minha vida.