Todos os dias Deus quer nos surpreender, quer nos contar seus segredos e agir em todas as áreas de nossas vidas. Tenho andado com Ele e experimentado da Vida que Ele me comprou... Venha comigo desfrutar do Amor de Deus a cada manhã!

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Um eixo de equilíbrio entre a fé e a razão



O eixo de equilíbrio entre a fé e a razão é o centro da vontade de Deus. 


Um dos desafios mais árduos da caminhada cristã é encontrar o equilíbrio entre a fé e a razão em meio às pressões da vida.

A fé é o fundamento das coisas que se esperam, é a evidência das coisas que não se podem ver! - Hebreus 11:1

Pela fé alimentamos a esperança. A fé é a evidência, uma garantia, de que aquilo que esperamos irá acontecer!

Pela fé transformamos sonhos em planos. Na certeza de que aquilo se planejou vai acontecer, a gente segue enfrentando os percalços, escalando as montes, derrubando barreiras, celebrando conquistas, dando vida aos sonhos!
Pela fé confiamos nas promessas de Deus a nosso respeito, palavras que não vemos mas esperamos que se cumpram com perfeição e precisão!

A razão é a faculdade de raciocinar, apreender, compreender, ponderar, julgar; é  a inteligência, é o raciocínio que conduz à indução ou dedução de algo.
A razão põe limites na esperança. A razão julga as circunstância para entender se algo pode ou não acontecer.

Pela razão sonhos podem ser guardados e engavetados. Na dúvida sobre a possibilidade de que o sonho possa acontecer, a gente refaz os cálculos, revisa os passos, adia mais um pouco, planeja o plano "B", e vai deixando pra realizar depois.
Pela razão questionamos as promessas de Deus a nosso respeito, palavras sem explicação que não produzem garantia alguma.

Do jeito que escrevi parece até que a fé e a razão são opostas. Ou que a razão é negativa.
Segui essa linha de raciocínio pra explorar os extremos e, portanto te mostrar a necessidade do ponto de equilíbrio entre elas.

Bem, a razão é fundamental em nosso intelecto, é a sabedoria, o discernimento no momento de tomar uma decisão. Sem ela a fé não teria obras!
A fé planeja os sonhos, e a razão os põe em prática, juntas, fé e razão transformam o imaginário em realidade!

O desafio é gerar essa sintonia, uma vez que a fé nos faz confiar no que não se pode ver, enquanto a razão nos faz avaliar as circunstâncias e buscar saídas mais reais e sólidas.

Paulo disse em II Coríntios 5 verso 7, sobre nossa esperança na vida eterna: "Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos".

Viver por vista é tomar decisões e fazer escolhas baseado apenas nas circunstâncias naturais. Sim, elas balizam o que você vai ou não fazer, mas não precisam silenciar a fé.

Viver por fé não é ignorar as situações ou a razão, na verdade viver por fé é ouvir a voz da razão e saber usar suas considerações em favor da esperança, ou seja, é reagir às circunstâncias de acordo com aquilo que se espera ver.

Nesses dias Deus tem me atraído a esse ponto de equilíbrio. E tem me mostrado que esse ponto de equilíbrio é o centro da sua vontade.

Um lugar seguro, onde o medo perde a força, a voz de Deus é clara e doce, suas convicções tomam a forma da vontade Dele, e sua visão se abre para ver o que não podia ver antes.

Nesse lugar você consegue decidir o que fazer quando as ondas se levantam e Deus te chama para entrar na água.

Nesse lugar você consegue decidir o que fazer quando precisa escolher entre negar a Deus ou entrar na fornalha.

Nesse lugar você consegue lutar contra tudo, fugir do que parece seguro e escolher o que está no coração de Deus.

No centro da vontade de Deus você consegue entender que é “Ele que sabe os planos que tem projetado pra você, planos de paz, e não de mal, para te dar um futuro e uma esperança” - (Jeremias 29:11).

Saia do caos, troque as inquietações, as preocupações, as dúvidas por um tempo de paz, consolo e direção, caminhe em direção ao centro da vontade de Deus, e de lá, veja o novo dia nascer, o futuro de esperança que Ele tem pra você!

Caso você se perca no meio do caminho, não se desespere, não entregue a fé, silencie os gritos em seu coração, se concentre em ouvir o pai a te chamar e siga sua voz, Ele te conduz ás águas tranquilas!

Com Amor,
Mari


Nenhum comentário: