Todos os dias Deus quer nos surpreender, quer nos contar seus segredos e agir em todas as áreas de nossas vidas. Tenho andado com Ele e experimentado da Vida que Ele me comprou... Venha comigo desfrutar do Amor de Deus a cada manhã!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Onde está a nossa fé?




O capítulo um de Lucas nos conta sobre duas histórias especiais a de Zacarias e a de Maria. O anjo Gabriel aparece a Zacarias, o sacerdote, esposo de Isabel para anunciar o nascimento de João Batista, aquele que iria preparar o caminho para o Messias. Seis meses depois o mesmo anjo se apresenta a Maria para anunciar o nascimento de Jesus o Salvador. E é neste contexto que ambos fazem uma pergunta ao anjo que vai nos revelar seus corações e onde eles colocam a sua fé.



Zacarias (Lucas 1: 1-20)
No verso 12 lemos que Zacarias ao ver o anjo Gabriel foi dominado pelo medo. Em sua vida ele já viu muitos sacerdotes entrarem no altar do Senhor e não voltarem de lá com vida, por isso seu coração ficou apertado, seu pensamento era de morte. Mas o anjo o acalmou e lhe anunciou algo que ele talvez estivesse esperando a muito tempo.
Após ouvir o anjo dizer que sua esposa Isabel ficaria grávida de um menino que seria grande aos olhos do Senhor (Lc 1: 15), Zacarias viu passar em sua mente um filme de sua vida. Quanto tempo eles esperam para que esse sonho se realizasse, quantas orações eles levaram a Deus clamando por um sonho, quanta humilhação eles viveram até ali por não terem filhos. E agora que o tempo passou, ele e sua esposa estão velhos, como isso poderia acontecer? Porque ele deveria acreditar nisso agora, quando a seus olhos já é tarde demais? Então ele pergunta ao anjo: “Como posso ter certeza disso? Se sou velho e minha esposa é de idade avançada”? (Lc 1:18). A pergunta de Zacarias nos revela um coração que perdeu a esperança por causa das circunstancias e uma fé que perdeu seu fundamento.
A resposta que ele recebeu do anjo foi um castigo por não ter acreditado nas palavras do Senhor. Zacarias ficou mudo até que João nascesse e a palavra do senhor se cumprisse (Lc 1:19-20). E esta foi a forma que Deus usou para restaurar a esperança e a fé de Zacarias: Ele cumpriu a sua palavra! Não foi o aparecimento do anjo, não foi porque ficou mudo que Zacarias voltou a acreditar que seria possível ver sua mulher grávida, foi porque ele viu a palavra de Deus se cumprir quando tomou seu filho no colo e louvou a Deus (Lc 1: 64).
Maria (Lucas 1:26-38)
Maria também ficou perturbada quando o anjo se aproximou dela e a chamou de agraciada, em seu coração ela tentava entender o que aquela saudação significava (Lc 1: 29). O anjo lhe anuncia: “Não fique com medo Maria, você foi agraciada por Deus! Você ficará grávida, e dará luz a um filho e lhe porá o nome de Jesus”.
Imagine comigo que Maria era uma jovem especial, ela amava a Deus e conhecia seus mandamentos. Ela conhecia as profecias sobre o Salvador de Israel, e como todo o seu povo esperava pelo momento em que o Messias seria enviado por Deus para mudar toda a história.
Acredito que por muitas e muitas vezes Maria ouviu as palavras do profeta Isaias que diziam: “Por isso o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e chamará Emanuel (Is 7:14)”. E essas palavras faziam a fé de Maria crescer cada dia mais. Imagino que ela amava tanto a Deus que um dia orou assim: “Eis – me aqui Senhor, ache em mim graça de ser a virgem da sua profecia. Se quiser pode realizar em mim a sua palavra”.
E agora o anjo Gabriel estava na sua frente dizendo que ela seria a Mãe de Jesus, o Cristo. Maria não teve dúvida de aquilo era tudo o que ela queria! Fazer parte da história de Deus, poder tocar a sua geração, ser usada por Deus com um propósito: ser mãe do Salvador. Seu coração se perturbou, mas logo se acalmou pela emoção que sentiu, pela alegria de saber que Deus a escolhera! Sua reação diante de tanta emoção foi uma pergunta: “Como acontecerá isso, se sou virgem (Lc 1: 34)”? E a resposta do anjo foi uma explicação “O espírito Santo virá sobre você” (Lc 1: 35).
Maria não questionou o poder de Deus com sua pergunta, ao contrário de Zacarias ela tinha sua fé fundamentada nas promessas de Deus registradas nas escrituras. Imaginamos que Maria fez a pergunta ao anjo pois estava disposta a fazer o que fosse preciso para que se cumprisse em sua vida aquela promessa. Podemos concluir isso quando lemos sua declaração a Deus assumindo o compromisso, aceitando seu chamado: “Sou serva do Senhor, que aconteça comigo conforme a tua palavra (Lc 1: 38)”.
O Fundamento da nossa Fé

São dois exemplos de como podemos demonstrar nossa fé. Como Zacarias, mesmo diante do sobrenatural duvidar de que o milagre vai acontecer. Ou como Maria, acreditar no que não se pode ver baseado apenas na palavra de Deus.
Em Hebreus 11 verso um lemos que a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Zacarias esperou, mas quando teve a oportunidade ao acreditou, precisou ser provado para ver àquilo que pensava que nunca iria ver. Maria esperou no que não podia ver e provou do cumprimento da palavra de Deus em sua vida.
A verdade que queremos guardar em nossos corações hoje é que nossa fé não pode estar fundamentada naquilo que vemos, nas situações que vivemos ou em pessoas, mas sim na Palavra de Deus que é a verdade e não falha.
Muitos acreditam em milagres, mas é preciso dizer, isso não é suficiente para que o milagre aconteça. É preciso acreditar em quem disse que o milagre aconteceria. Deus falou que você é mais que vencedor (Rm 8:37)! Então, tenha fé que seus sonhos serão verdade segundo esta palavra! Deus falou que se você crer no Senhor Jesus sua casa também será salva (At.16:31), então, tenha fé que sua família irá conhecer o Senhor segundo esta palavra! Tudo que Deus disse a seu respeito é verdade e vai se cumprir, não coloque sua esperança no milagre que você espera, mas nas promessas que Deus já te fez.
Tia Mari
Ministério Crescer, Gerando Adoradores e Profetas

Nenhum comentário: