Todos os dias Deus quer nos surpreender, quer nos contar seus segredos e agir em todas as áreas de nossas vidas. Tenho andado com Ele e experimentado da Vida que Ele me comprou... Venha comigo desfrutar do Amor de Deus a cada manhã!

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Nosso encargo.

Aos amados líderes,

 

Como nasce o encargo pela liderança de células?

 

Nasce no mesmo momento em que o seu amor por Jesus toma proporções maiores do que as suas necessidades.

 

Em João 21:15-17 lemos o momento em que Jesus leva Pedro a identificar até onde seu amor pelo mestre pode levá-lo:

15. Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu- lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeirinhos.
16.Tornou a perguntar-lhe: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Pastoreia as minhas ovelhas.
17. Perguntou-lhe terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Entristeceu-se Pedro por lhe ter perguntado pela terceira vez: Amas- me? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas; tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas.

 

O chamado de Pedro me parece tão claro: "Pedro, se me ama, cuida dos meus filhos".

Jesus quis dizer: todo aquele que declara que me ama, certamente terá em seu coração o encargo por cuidar dos meus filhos.

É tão simples que chega a ser impossível desvincular as duas coisas: Amar a Deus e cuidar das ovelhas.

 

Jesus amou seu Pai. E por amá-lo deixou seu governo, renunciou a si mesmo para salvar a humanidade. O seu sacrifício lhe deu os homens por herança: "Eles eram teus, tu os destes a mim" declara Jesus em sua oração pelos discípulos antes de ser crucificado (João 17:6).
E nós, que declaramos amor a Jesus, se de fato o amamos, seguiremos seu exemplo, entregaremos nossas vidas, como Ele se entregou, para cuidar do seu rebanho, a fim de que a glória do Pai seja revelada e propaganda ao mundo em todas as gerações!

Deus enviou seu filho Jesus ao mundo. E agora Jesus tem nos enviado ao mundo para dar continuidade aos seus planos.
"Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviarei ao mundo." (João 17:18)

 

Você já leu Primeira carta de João capítulo 1, versos 5 à 10?
Então vá até lá e leia. Preciso que você faça isso para que entenda o próximo parágrafo.

Se usarmos o mesmo raciocínio de João 1:5-10 podemos concluir que:

 

*Se dizemos que amamos a Jesus, mas não zelamos, cuidamos e apascentamos os seus filhos, então mentimos, e o verdadeiro amor por Ele não está em nós.

Por outro lado, se estamos zelando, cuidando e apascentando seus filhos, mas isso tem sido como um fardo pesado então, enganamos  a nós mesmos, pois o verdadeiro amor pelo Mestre gera encargo prazeroso.

Mas se amamos ao Senhor, e cumprimos os seus planos com alegria, zelando, cuidando e pastoreando seus cordeirinhos, Ele é fiel e justo para nos fortificar, auxiliar e recompensar!
(Carta da Discipuladora Mari à Igreja Vida em Cristo em Itaquá 1:5-10)

 

Parece radical imaginar que Jesus pensa dessa forma "se alguém me ama de verdade, então cuidará  do meu rebanho". Mas, o quê na vida de Jesus não foi radical?

 

Sempre vale a pena refletir sobre a motivação do nosso coração como líderes.

O Encargo por apascentar, pastorear, ou liderar não bate em nossos corações por causa da visão da igreja, ou porque o Pastor e os discipuladores querem que isso aconteça, ou por causa de "status".

O Encargo de edificar vidas nasce quando seu amor por Jesus deixa de ser seu estilo de vida e passa a ser seu plano existencial.

Plano existencial é aquilo pelo qual você está disposto a gastar a sua vida.
Você vai descobrir seu plano existencial quando, ao avaliar seus dias, sua história atual e o seu futuro, não conseguir se imaginar fazendo outra coisa na vida se não cuidando, zelando, ensinando e pastoreando vidas.

Pergunte à sua mãe se ela se imagina no futuro sem seus filhos...
Certamente que não.

 

Pois o encargo de edificar vidas, é o mesmo sentimento que os pais recebem de Deus quando descobrem que estão gerando uma vida (um bebê).
A partir desse momento o casal incorpora uma responsabilidade e um compromisso para a vida inteira, de dar a vida, proteger, ensinar, educar, cuidar e preparar seu filho para a vida neste mundo...

Quando somos convidados por Jesus para "cuidar de seus cordeirinhos", o que Ele deseja é que tenhamos o mesmo sentimento de responsabilidade e compromisso para com as almas que Ele nos dará.

É por isso que pessoas cuja motivação pela liderança é o status não permanecem.

Porque o status foi feito pra mudar, mas o encargo é permanente, é perene, é pra vida inteira.

 

Para concluir amados, meditem nisso:

**Os membros de sua célula são como filhos, seu encargo é gerar a vida de Deus neles, proteger, educar, ensinar e prepará-los;
**A responsabilidade de levá-los a serem vencedores em suas causas, é sua;
**A responsabilidade de proteger, dar suporte e ensinar a vida em Cristo, é sua;
**A responsabilidade de levá-los a maturidade, a serem fortes e preparados para gerarem filhos, é sua.

 

Não delegue a outro a sua responsabilidade.
Se você ama a Jesus como Pedro, apascente seus cordeiros.

 

Com amor,

Discipuladora Mari.

3 comentários:

fabiana disse...

"A palavra encargo me lembra a cruz, a cruz me lembra amor e amor me lembra alguém disposto a carrega-la, a doar-se, a carrega-la".

Unknown disse...

Muito bom! Sinto esse encargo se tornando claro dentro de mim a cada dia, quando eu assumi a liderança da célula de adolescentes fui com um coração voluntário e tomei essa responsabilidade como provisória, quando de fato ficou claro que eu seria o líder da célula ainda assim tive uma compreensão equivocada deste encargo e em todo o tempo eu me via preso a pensamentos que me levavam a manter o trabalho que o líder anterior havia iniciado e caso algo "desse errado" eu prestaria contas a ele. Quando na verdade Deus nos chama a avançar sendo guiados por ele.

"Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo, preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas.
Josué 1:2

Acredito que o que sustenta uma liderança são a dependência e amor a Deus, quando um líder dentro de uma situação permanece lamentando a morte de Moisés ele nunca vai atravessar o Jordão, mas quando ele enxerga que o avanço está simplesmente em meditar e agir segundo a palavra de Deus. "Só então os seus caminhos prosperarão e você(ele) será bem sucedido".
Josué 1:8

Unknown disse...

sabe oque é incrível na penúltima célula de adolescentes eu trouxe uma palavra exatamente sobre essa passagem sobre pedro! sinto que é de Deus mair você ministrar ela na igreja