Todos os dias Deus quer nos surpreender, quer nos contar seus segredos e agir em todas as áreas de nossas vidas. Tenho andado com Ele e experimentado da Vida que Ele me comprou... Venha comigo desfrutar do Amor de Deus a cada manhã!

segunda-feira, 28 de julho de 2014

A multiplicação 3 - O milagre de dar graças ao invés de reclamar


Este devocional é o terceiro de uma série de quatro textos que escrevi baseado no Discipulado de quatro novas discípulas. 

Com base no mesmo episódio, a primeira multiplicação de pães e peixes, o Senhor me presenteou com quatro princípios do milagre em nossas vidas: O amor, o serviço, ações de graça e obediência! 

Oro para que você seja edificado pela palavra de Deus, que é poderosa e verdadeira!

Um devocional para Thaís 

O milagre de dar graças ao invés de reclamar 

Em Mateus 14:12-21 lemos a versão do apóstolo sobre a primeira multiplicação dos pães e peixes.

13 Ao saber o que havia acontecido, Jesus saiu dali num barco e foi sozinho para um lugar deserto. Mas as multidões souberam onde ele estava, vieram dos seus povoados e o seguiram por terra. 
14 Quando Jesus saiu do barco e viu aquela grande multidão, ficou com muita pena deles e curou os doentes que estavam ali.
15 De tardinha, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram:— Já é tarde, e este lugar é deserto. Mande essa gente embora, a fim de que vão aos povoados e comprem alguma coisa para comer.
16 Mas Jesus respondeu:— Eles não precisam ir embora. Deem vocês mesmos comida a eles.
17 Eles disseram:— Só temos aqui cinco pães e dois peixes.
18 — Pois tragam para mim!— disse Jesus.
19 Então mandou o povo sentar-se na grama. Depois pegou os cinco pães e os dois peixes, olhou para o céu e deu graças a Deus. Partiu os pães, entregou-os aos discípulos, e estes distribuíram ao povo. 
20 Todos comeram e ficaram satisfeitos, e os discípulos ainda recolheram doze cestos cheios dos pedaços que sobraram

✔️ Meditando no texto 

Uma vez ouvi um pastor ministrando sobre milagre e ele usava esse episódio da vida de Jesus para exemplificar que a oração por um milagre não precisa de palavras mágicas, frases bem feitas ou super poderes. Jesus simplesmente deu graças a Deus pelos pães e peixes e pronto o milagre aconteceu!

Eu fiquei boquiaberta com aquela simplicidade! Como eu nunca tinha percebido isso? Ual, Ele só agradeceu! 

Nesse texto vemos os dois contrapontos. Os discípulos reclamando por não terem comida suficiente para toda aquela gente e Jesus agradecendo pelo alimento que tinham, mesmo sendo pouco!

De uma certa forma os discípulos tinham razão em reclamar, afinal, eles olhavam segundo os olhos naturais e viam que a comida era pouca. Mas Jesus ensinou uma preciosa lição a eles. "Quando vocês perceberem que no natural as circunstâncias são ruins e parece que nada vai dar certo, ao invés de reclamar agradeçam, e um milagre acontecerá! 

✔️ Aplicação em minha vida

Quantas vezes reclamamos das coisas? Resposta: Quase sempre! 

Somos ensinados a confiar e esperar no Senhor, mas na hora do "vamos ver" esquecemos de tudo e só sabemos reclamar. Quando olhamos demais para as circunstâncias, fazendo dela o nosso foco, em nosso coração geramos o medo e a dúvida, e o resultado disso são palavras de reclamação em nossas bocas.

E olha como é engraçado: quando a dúvida vem em nossas mentes, dificilmente falamos coisas do tipo "eu não creio que Deus tem poder para mudar essa situação". O que vem em nossas mentes é "eu não agüento mais", "isso não vai dar certo", "não adianta tentar", e muitas outras coisas. 

Esse tipo de pensamento são mentiras que o diabo. Que lança em nossas mentes para nos manter paralisados. Quando damos ouvidos a essas mentiras não conseguimos avançar e nem ver o milagre acontecer.

Com Jesus podemos aprender a fazer o contrário. Mesmo diante de circunstâncias negativas temos o poder da escolha: reclamar ou agradecer. Se escolhermos dar graça sobre o que temos certamente veremos um milagre acontecer.

Em 2 Coríntios 4 versos 18, Paulo diz "Porque nós não prestamos atenção nas coisas que se veem, mas nas que não se veem. Pois o que pode ser visto dura apenas um pouco, mas o que não pode ser visto dura para sempre." Esse é o nosso desafio, tirar o foco daquilo que estamos vendo (as circunstâncias) e focarmos no que não podemos ver! O que estamos vivendo é passageiro mas o que não podemos ver é eterno!

Jesus fez isso, e por isso apenas pediu o que tinham e agradeceu a Deus! Em seu coração ele via que aquele alimento era mais que suficiente para alimentar a multidão! 

Nós também podemos ter está mesma visão! A visão de fé, e eu demonstro isso agradecendo ao invés de reclamar!

✔️ Minha Oração 

Senhor, da-me um coração igual ao teu, que mesmo sendo Deus, escolheu nos amar, se esvaziou da sua glória e veio ao mundo, em obediência ao pai, para nos dar o milagre da salvação e da vida eterna! 
Da-me um coração igual ao teu, que consegue ver esperança em tudo o que vê! O senhor achou graça em mim, então me ensine a ver graça e ter esperança nas pessoas e nas situações da Vida!
Espírito Santo venha moldar o meu coração segundo o coração de Deus. Quero servir ao Senhor com  intensidade e paixão aceitando fazer a sua vontade com alegria, muda a minha perspectiva, eu quero ver as coisas como Jesus vê! Se eu vejo fracasso e Ele vê sucesso, eu quero ver como Ele! Me ajude a orar rejeitando os pensamentos mentirosos e a dominar as minhas emoções, pois entendi que dar graças ao invés de reclamar me faz participar dos milagres que Deus pode realizar em minha vida e na vida dos meus irmãos !
Abre os meus olhos para discernir a tua vontade! Que eu seja um agente de milagres em minha família, célula e igreja!
Em nome de Jesus! Amém!

Com amor, Discipuladora Mari

Nenhum comentário: