Todos os dias Deus quer nos surpreender, quer nos contar seus segredos e agir em todas as áreas de nossas vidas. Tenho andado com Ele e experimentado da Vida que Ele me comprou... Venha comigo desfrutar do Amor de Deus a cada manhã!

segunda-feira, 28 de julho de 2014

A multiplicação 4 - O desafio de obedecer para ver o milagre acontecer!


Este devocional é o ultimo de uma série de quatro textos que escrevi baseado no Discipulado de quatro novas discípulas. 

Com base no mesmo episódio, a primeira multiplicação de pães e peixes, o Senhor me presenteou com quatro princípios do milagre em nossas vidas: O amor, o serviço, ações de graça e obediência! 

Oro para que você seja edificado pela palavra de Deus, que é poderosa e verdadeira!


Um devocional para Poli

O desafio de obedecer para ver o milagre acontecer! 

Em Lucas 9:10-17 lemos a versão desse pesquisador e médico sobre o momento em que Jesus alimenta uma multidão!

10 Os apóstolos voltaram e contaram a Jesus tudo o que haviam feito. Então ele os levou consigo, e foram sozinhos para o povoado de Betsaida. 
11 Mas as multidões souberam disso e o seguiram. E Jesus os recebeu, falou a respeito do Reino de Deus e curou os que precisavam ser curados.
12 Estava anoitecendo, e por isso os doze apóstolos foram e disseram a Jesus:— Mande esta gente embora. Eles podem ir aos povoados e sítios que ficam por perto daqui e lá encontrarão o que comer e onde ficar, pois este lugar é deserto.
13 Mas Jesus respondeu:— Deem vocês mesmos comida a eles. Os discípulos disseram:— Só temos cinco pães e dois peixes. O senhor quer que a gente vá comprar comida para toda esta multidão?
14 Estavam ali mais ou menos cinco mil homens. Jesus ordenou aos seus discípulos:— Mandem o povo sentar-se em grupos de mais ou menos cinquenta pessoas.
15 Os discípulos obedeceram e mandaram que todos se sentassem. 16 Aí Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes, olhou para o céu e deu graças a Deus por eles. Depois partiu os pães e os peixes e os entregou aos discípulos para que eles distribuíssem ao povo. 
17 Todos comeram e ficaram satisfeitos, e os discípulos ainda encheram doze cestos com os pedaços que sobraram.


✔️ Meditando no texto 

Nesse texto parece até que os discípulos não acreditavam que Jesus poderia fazer um milagre. Na verdade eles só não esperavam que Jesus fosse fazer. Eles agiram de forma racional, afinal aquelas pessoas precisavam comer e era melhor que fossem dispensadas, já que eles não tinha comida suficiente ali e nem dinheiro para comprar!

Mas Jesus os surpreendeu com uma ordem: "Deem vocês mesmos comida a eles". 
O que os discípulos tinham (cinco pães e dois peixes) não era suficiente para alimentar toda a multidão, então, de novo eles pensaram racionalmente e perguntaram se deveriam comprar comida. 
E mais uma vez Jesus os surpreende com uma ordem: "Mandem o povo sentar-se em grupos de mais ou menos cinquenta pessoas". E eles obedeceram!

Nesse verso 15, quando os discípulos obedecem o mestre, imagino que os eles entenderam espiritualmente o que Jesus iria fazer, então viram o milagre acontecer!

Não foram os discípulos que realizaram o milagre, mas a obediência deles contribuiu para que o milagre acontecesse! 

✔️ Aplicação em minha vida

Como os discípulos muitas vezes não entendemos o que Deus está fazendo, Ele nos dá uma ordem e custamos a obedecer porque pensamos racionalmente e consideramos que a ordem "não faz sentido" ou "não nos agrada". 

Essa reação racional nos afasta da vontade de Deus que é boa, perfeita e agradável! 

Mas Ele não desiste de nos ensinar! Ele insiste até que a gente pare de tentar entender e se renda a sua vontade! 

Os discípulos obedeceram e participaram de um milagre! E essa é uma verdade para nossas vidas. Quando escolhermos obedecer a Deus, mesmo não entendendo o que Ele pretende fazer, participamos do milagre em nossas próprias vidas!

Chega um momento em que precisamos discernir espiritualmente o que Deus pode fazer a nosso respeito. Ele diz "eu sei que os planos que tenho pra você são um futuro de paz e esperança" (jeremias 29:11)
E discernir muitas vezes é apenas aceitar e obedecer.

✔️ Nossa Oração 
Senhor, da-me um coração igual ao teu, que mesmo sendo Deus, escolheu nos amar, se esvaziou da sua glória e veio ao mundo, em obediência ao pai, para nos dar o milagre da salvação e da vida eterna! 
Da-me um coração igual ao teu, que tem prazer na obediência e pode me ensinar a descansar em sua vontade que é perfeita e cheia de misericórdia e graça!
Espírito Santo venha moldar o meu coração segundo o coração de Deus. Quero servir aos Senhor com  intensidade e paixão aceitando fazer a sua vontade com alegria, pois entendi que servir a Deus em obediência me faz participar dos milagres que Ele realiza em minha vida e na vida dos meus irmãos !
Abre os meus olhos para discernir a tua vontade! Que eu seja um agente de milagres em minha família, célula e igreja!
Em nome de Jesus! Amém!

Com amor, Discipuladora Mari

3 comentários:

Eu sou um sinal disse...

Olá querida! Gostei muito do seu Blog! Se quiser visitar o meu, para podermos compartilhar bênçãos, será muito bom.

Unknown disse...

Como posso te seguir?? Tem insta?

Mari disse...

MEu Instagram @Mari_nasfer