Todos os dias Deus quer nos surpreender, quer nos contar seus segredos e agir em todas as áreas de nossas vidas. Tenho andado com Ele e experimentado da Vida que Ele me comprou... Venha comigo desfrutar do Amor de Deus a cada manhã!

segunda-feira, 28 de julho de 2014

A multiplicação 1- O amor faz milagres


Este devocional é o primeiro de uma série de quatro textos que escrevi baseado no Discipulado de quatro novas discípulas. 

Com base no mesmo episódio, a primeira multiplicação de pães e peixes, o Senhor me presenteou com quatro princípios do milagre em nossas vidas: O amor, o serviço, ações de graça e obediência! 

Oro para que você seja edificado pela palavra de Deus, que é poderosa e verdadeira!

Um devocional para Sara 

O amor faz milagres
 
No livro de Marcos 6:30-42 lemos o episódio em que Jesus alimenta uma multidão, multiplicando cinco pães e dois peixes!

34 Quando Jesus desceu do barco, viu a multidão e teve pena daquela gente porque pareciam ovelhas sem pastor. E começou a ensinar muitas coisas.
35 De tardinha, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram:— Já é tarde, e este lugar é deserto. 
36 Mande esta gente embora, a fim de que vão aos sítios e povoados de perto daqui e comprem alguma coisa para comer.
37 Mas Jesus respondeu:— Deem vocês mesmos comida a eles. Os discípulos disseram:— Para comprarmos pão para toda esta gente, nós precisaríamos de duzentas moedas de prata.
38 Jesus perguntou:— Quantos pães vocês têm? Vão ver. Os discípulos foram ver e disseram:— Temos cinco pães e dois peixes.
39 Então Jesus mandou o povo sentar-se em grupos na grama verde. 
40 Todos se sentaram em grupos de cem e de cinquenta. 
41 Aí Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes, olhou para o céu e deu graças a Deus. Depois partiu os pães e os entregou aos discípulos para que eles distribuíssem ao povo. E também dividiu os dois peixes com todos. 
42 Todos comeram e ficaram satisfeitos. 

✔️ Meditando no texto 

Fica claro nesse texto que Jesus foi para o outro lado do rio para ficar sozinho com os discípulos, para que pudessem descansar! Mas a multidão chegou primeiro, aquelas pessoas tinham "fome" de Deus!

Nos versos 34, 35 e 36 percebemos que Jesus teve compaixão daqueles corações, pois percebeu que aquelas pessoas tinham "fome" de Deus! Seus planos eram de descansar, mas ao ver aquelas pessoas seu coração misericordioso se compadeceu e então Ele mudou os planos e decidiu ensina-los um pouco mais sobre o reinos de Deus!

Eu aprendo algumas verdades nesse contexto: 

1) Jesus priorizava a vontade do Pai. 
Ele renunciou a sua própria vontade (descansar) para fazer a vontade do Pai (pregar sobre o reino de Deus)!

2) Jesus amava aquelas pessoas! 
Ele renunciou a sua própria vontade (descansar) para passar tempo com elas ensinando e demonstrando o seu interesse por elas!

3) Jesus alimentou a multidão com esperança quando as ensinou sobre a salvação e o reino eterno!

4) Jesus alimentou a multidão de forma natural quando deu de comer a todos e os alimentou com fé quando multiplicou os pães e peixes que eles comeram!

Existiam razões reais e naturais para que Jesus realizasse aquele milagre: era tarde, todos estavam com fome, eram muitos e não havia dinheiro para comprar tanta comida. Mas só essas razões eram suficientes para que o Espírito Santo manifestasse a sua grandeza? Eu penso que não. Creio que também haviam razões especiais para que Jesus fizesse aquele milagre! O seu amor por cada uma daquelas pessoas e a fome espiritual que elas tinham despertaram sua bondade e Jesus que decidiu abençoa-los!

O amor de Jesus por cada pessoa ali realizou o milagre da multiplicação!

Paulo explica, no capítulo 12 de sua primeira carta aos Coríntios, sobre os diversos dons espirituais e conclui no capítulo 13 que todo dom sem amor não vale nada! Por isso eu realmente creio que todo milagre que Jesus realizou foi por amor!

✔️ Aplicação em minha vida

Como discípulos de Jesus somos desafiados a ser como Ele! E tudo nesse contexto pode ser aplicado em nossas vidas.

Somos desafiadas a priorizar o reino de Deus, e o que consiste o reino se não em Almas? Pois é, priorizar a vontade de Deus é amar as almas e servi-las como se estivéssemos fazendo ao próprio Deus! (Colossenses 3:23)

Somos desafiadas a amar cada irmão como amamos a nós mesmas, e esse amor fará milagres em nossas vidas e na vida deles!

Quando amamos os irmãos com o mesmo amor de Jesus cada atitude os alimenta espiritualmente e naturalmente!

O primeiro dom que precisamos buscar de Deus certamente é o amor pelas vidas, assim os demais dons terão utilidade para o reino de Deus!

✔️ Nossa Oração 

Senhor, da-me um coração igual ao teu, que mesmo sendo Deus, escolheu nos amar incondicionalmente para nos dar o milagre da salvação e da vida eterna! 
Da-me um coração igual ao teu, que olhar para as pessoas com amor percebe, misericórdia e graça mesmo quando elas não merecem!
Espírito Santo venha moldar o meu coração segundo o coração de Deus. Quero servir aos irmãos com a mesma intensidade e paixão que sirvo ao Senhor pois entendi que servir a Deus nada mais é do que estar disposto a amar e servir meus irmãos até que eles vejam o seu milagre! 
Abre os meus olhos para ver as necessidades dos outros, e que eu possa sentir alegria em cada atitude de amor!
Que eu seja um agente de milagres em minha família, célula e igreja!
Em nome de Jesus! Amém!

Com amor, Discipuladora Mari

Nenhum comentário: