Pensei em várias formas de explicar o encargo e acredito que encontrei uma muito boa: a adoção!
Quando alguém adota uma criança está, de forma voluntária, assumindo uma responsabilidade que não terá fim tão cedo, que vai exigir muito amor e mais uma infinidade de investimentos que só o amor pode suprir!
A adoção é uma escolha.
Quem escolhe adotar tem à disposição de investir sua vida no cuidado, proteção, educação e desenvolvimento de alguém com quem, normalmente, não tem relação natural.
Isso me lembra meu pai. Quando ele conheceu minha mãe ambos tinham 17 anos e eu tinha seis meses. Desde o início do namoro ele me tratou como filha. Cuidou da minha saúde, ajudou minha mãe na minha educação e, minha mãe conta, que eu falei pai primeiro!
Hoje vejo tantos jovens rejeitando seus filhos porque são "jovens de mais", e confesso que isso me faz amar ainda mais meu pai, porque me dou conta de como ele foi corajoso e amoroso em assumir uma responsabilidade que não era dele! As pessoas "fazem" filhos, decidem ter filhos, meu pai escolheu ter uma filha aos 17 anos! Ele não tinha obrigação nenhuma. Não era responsável por aquele pequeno ser (eu), mas por amor ele se comprometeu permanentemente comigo 😂! Foi uma escolha voluntária. Ele se dispôs a assumir uma responsabilidade que exigiria dele sua vida, sua juventude, ele me adotou!
Isso é encargo!
Essa disposição em dedicar amor, cuidado e proteção nasce em nosso coração quando somos chamados pelo Senhor para fazer parte do seu ministério de reconciliação! (II Coríntios
5:18)
Ser um cristão ativo, que cumpre o chamado de Jesus significa ter encargo pela grande obra de Deus!
E a grande obra de Deus nada mais é do que alcançar vidas e restaurá-las! Então, concluo que encargo, sob a perspectiva bíblica é: a disposição em amar, se dedicar e investir em pessoas!
Ainda quero dar um exemplo bíblico de dedicação com encargo, um tipo de adoção diferente mas com a mesma responsabilidade. Medite comigo na história de Rute.
Na Bíblia, lemos, no livro de Rute, a história de uma jovem que teve encargo por sua sogra Noemi e, com amor, se dedicou para proporcionar uma nova vida a ela!
A família de Noemi e Elimeleque saiu de Belém para morar em Moabe por causa da fome. Naquele país fizeram sua vida e casaram seus filhos com moabitas (Rute é Orfa).
Quando Noemi perdeu seu marido e filhos para a morte perdeu também o seu futuro! Uma viúva sem filhos, naquela época, passaria o resto da vida dependendo das esmolas dos outros.
Não havia esperança pra ela, o jeito era voltar para Belém, onde seu futuro era de miséria e solidão. Mas havia esperança para suas jovens noras. Por isso Noemi pediu que as moças voltassem para a casa de seus pais e as abençoou para que se casassem de novo e tivessem uma chance de serem felizes! Elas choraram, não queriam deixá-la, mas Noemi insistiu e Orfa retornou, mas Rute insistiu:
"— Não me proíba de ir com a senhora, nem me peça para abandoná-la! Onde a senhora for, eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus. 17 Onde a senhora morrer, eu morrerei também e ali serei sepultada. Que oSenhor me castigue se qualquer coisa, a não ser a morte, me separar da senhora!" - Rute
1:16
Rute se comprometeu com ela e diante de Deus, decidiu ajudar Noemi independente do futuro que as aguardava. Ela trabalhava por Noemi, a servia em todo tempo. Ia para o campo pegar as sobras, cuidava da sogra e se dedicava. Isso é encargo!
O resultado foi que Deus se compadeceu delas e trouxe o resgatador!
Colhendo nos campos de Boaz, um parente distante de Noemi, Rute foi percebida, sua beleza o encantou e Ele se apaixonou. Naquela época quando um homem se casava com uma viúva da família isso se chamava Resgate!
Ao resgatar Rute como sua esposa, Boaz resgata seu futuro e, como Noemi passou a ser a mãe dela e de sua descendência, também teve seu futuro de miséria trocado por um futuro de alegria e salvação!
O encargo de Rute por Noemi foi o grande presente que transformou o futuro daquela viúva amargurada.
Isso é encargo, se dedicar a alguém em amor até ver sua vida transformada!
Foi o que Jesu fez! Se deu para que nós tivesses um futuro de esperança!
Assim como o encargo de Rute por Noemi foi um caminho de transformação para ambas, nosso encargo pelo Reino de Deus será o caminho para transformação das nossas vidas e de muitas outras vidas!
Nosso desafio como igreja é deixar que o Espírito Santo desperte em nós esse encargo pelas pessoas que Ele nos dará para cuidarmos! E chamo de desafio porque exige investimento e renúncias. Se quando amamos alguém com quem estamos envolvidos naturalmente já é desafiador renunciar algumas coisas, imagine renunciar por alguém conhecemos pouco e com que temos poucas coisas em comum! Só o amor de Jesus aperfeiçoado em nós pode nos dar essa coragem, esse empenho e essa dedicação!
Te desafio a buscar isso no Senhor! Tenha um tempo com Deus pedindo que Ele te dê encargo para edificar vidas a assim formarmos uma igreja de vencedores!
Seja você a Rute na vida de seus irmãos!
Com Amor,
Obreira Mari
Nenhum comentário:
Postar um comentário