Todos os dias Deus quer nos surpreender, quer nos contar seus segredos e agir em todas as áreas de nossas vidas. Tenho andado com Ele e experimentado da Vida que Ele me comprou... Venha comigo desfrutar do Amor de Deus a cada manhã!

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Seja forte e corajoso


Seja forte e corajoso

Por três vezes Deus fala a Josué para que seja forte e corajoso diante do desafio que acaba de receber: ser o líder de Israel. 

Josué 1
 5 Você nunca será derrotado. Eu estarei com você como estive com Moisés. Nunca o abandonarei. 
6 Seja forte e corajoso porque você vai comandar este povo quando eles tomarem posse da terra que prometi aos antepassados deles. 
7 Seja forte e muito corajoso. Tome cuidado e viva de acordo com toda a Lei que o meu servo Moisés lhe deu. Não se desvie dela em nada e você terá sucesso em qualquer lugar para onde for.
 8 Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso.
 9 Lembre da minha ordem: “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, oSenhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!”

Se continuarmos lendo a história veremos que Josué foi um líder de guerra, em eximo estrategista, sábio e muito valente. Acredito que ele se tornou esse líder pois escolheu obedecer a ordem de Deus em ser forte e corajoso. 

Vamos parar alguns minutos nessas duas palavras: Forte e Corajoso

O que elas significam pra você? 
Você deve ter a sua interpretação desses conceitos. A minha é essa: 
Ser forte é resistir, enfrentar, aguentar e não desistir. 
Ser corajoso é vencer o medo! 

Aprendi algo que me trouxe uma revelação nova sobre essa palavra. 

Segundo a física, força é "a grandeza capaz de mover um corpo de sua inércia". Ou seja, a capacidade de mover algo que está parado. 

Com essa definição podemos dizer que a força não esta no poder de resistir, enfrentar ou aguentar e sim na capacidade que temos de sairmos da zona de conforto, de sairmos da passividade e nos movermos em outra direção.

Ser forte é ser capaz de se mover na vida mesmo quando as situações tentam te parar! Ser forte é continuar! Ser forte é fazer um sonho se realizar!

Segundo o dicionário coragem é firmeza de espírito para enfrentar situação emocional ou moralmente difícil!

Ter firmeza de espírito tem a ver com as suas convicções e certezas! Convicção está relacionada com as suas bases de vida e certezas com aquilo que você muito acredita! Quem é firme de espírito toma decisões baseadas em fundamentos aprendidos, com inteligência e sensatez. 

Com isso posso concluir que coragem é ter controle das emoções, ou seja, ser corajoso é ter inteligência emocional para tomar decisões que irão resolver as situações mais difíceis! Ser corajoso é assumir os riscos! 

É natural pensarmos que uma pessoa forte sempre será corajosa, afinal a força está a seu favor nos momentos difíceis! Mas depois dessas definições conclui que a coragem antecede a força! Primeiro você tem coragem, inteligência emocional para lidar com as circunstâncias mais diversas. A coragem te dá força, a capacidade de se mover em direção ao novo, independente do que está vendo, sentindo ou ouvindo! 

Josué foi chamado liderar uma nação e Deus estava com ele o preparando. Deus sabia que para liderar uma nação Josué não só precisaria da força bruta e da coragem pra lutar as guerras, mas,  acima de tudo, precisaria de inteligência emocional e capacidade de mover as coisas de lugar, para levar todo o povo ao seu alvo! 

Todo pai de família, e líder precisa desses atributos para levar suas família e liderados a alcançarem o que desejam!  Portanto, ouça a direção de Deus, mantenha sua postura forte e corajosa e lembre-se sempre dessa ordem e da promessa do Senhor: 

 9 “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, oSenhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!”

Mas tome cuidado com as fontes de onde você busca força e coragem. A Bíblia nos alerta que temos um coração enganoso e que nossos planos e preceitos estão abaixo dos planos de Deus. Não tenho dúvida de que Josué foi bem sucedido pois tinha sua visão, coração e convicção em uma aliança com Deus! E por isso creio que também seremos vencedores, se mantivermos nossas motivações alinhadas com a preciosa, perfeita e agradável vontade de Deus! 

Se você não se sente tão forte e corajoso em meio às desventuras da vida, reveja suas fontes, suas convicções e sua fé! Retorne ao foco, pois a promessa é clara "porque eu, oSenhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for", e com Ele por perto a força e a coragem serão garantidas! 

Com amor, 
Obreira Mari

*creditos ao Obreiro William que ministrou essa palavra aos líderes me fazendo remoe-la por dias!


Nenhum comentário: